A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a realização da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, com a previsão de participação de quase 200 mil estudantes e professores de todo o país. O evento, que conta com o apoio das empresas vinculadas à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), como Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP) e Neoenergia Brasília (DF), é voltado para alunos do 8º e 9° anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular.
Após duas edições piloto em 2021 e 2022, a ONEE tornou-se uma iniciativa anual aberta a participantes de todos os estados brasileiros. Seu objetivo é educar os estudantes sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, formando uma geração de consumidores conscientes. Ana Christina Mascarenhas, superintendente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, destaca a importância do evento: “A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é um marco para a formação de professores e estudantes sobre o consumo consciente de energia. Estamos felizes em ver a iniciativa se tornar anual, abrangendo cada vez mais participantes.”
Os melhores estudantes de cada estado e do Distrito Federal ganharão um notebook, além de medalhas. Medalhistas de ouro, prata e bronze estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte. Uma disputa adicional entre os melhores de cada estado e do Distrito Federal determinará o campeão nacional, que receberá um prêmio adicional.
A ONEE também prevê a formação de professores das escolas inscritas, que terão acesso a conteúdos sobre o uso consciente da energia em módulos. O material oferecido busca contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver habilidades para ensinar conceitos sobre energia, fontes de energia e eficiência energética. Os estudantes inscritos participarão de um curso modular sobre práticas eficientes de uso de energia, abordando temas como transformação de energia, fontes energéticas, geração de energia, consumo consciente e ações contra o desperdício.