Você é acostumado(a) a votar quase sempre no mesmo partido político? Já pensou que isso é uma posição política clara? Muitos potiguares vão além, e fazem a chamada filiação partidária.
O Rio Grande do Norte tem 271.028 eleitores filiados. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral até 2020. Ao contrário do número de eleitores, onde as mulheres são maioria – aqui no estado 53% dos filiados são homens.
Ser filiado não implica em nada – não gera nenhuma obrigação civil ou eleitoral – apenas garante ao cidadão poder se candidatar por aquele partido. Alguns partidos permitem que o filiado vote para escolher quem serão os candidatos ou alianças nas eleições.
Os maiores partidos
O MDB é o que tem mais filiados aqui no estado: 36.704. Se fosse uma cidade, o MDB seria a 13ª maior população do estado – a frente de Apodi e João Câmara.
O partido ‘Democratas’ do estado aparece em segundo nos dados do TSE, ainda sem a fusão com o PSL. O partido tem 23.524 filiados. Em terceiro está o PSDB com 21.611 filiados.
Regularmente ativo desde dezembro de 2019, o Unidade Popular (UP) é o que tem menos filiados no estado: apenas sete integrantes. O Partido da Causa Operária (PCO) tem mais história aqui no Rio Grande do Norte, mas também não atrai tanta atenção. O PCO tem 34 filiados.
As cidades e seus filiados
Quando analisamos as cidades em relação aos filiados temos resultados óbvios e algumas surpresas. O lógico seria as grandes cidades terem mais filiados certo? Então Natal é a que tem mais filiados: 35.457. Mossoró vem logo depois com 13.295 filiados.
Mas quando fazemos a proporção entre número de filiados e a população estimada pelo IBGE das cidades em 2021, alguns dados chamam atenção. Severiano Melo tem 44,46% da população com cerca de 1740 habitantes com alguma filiação.
Bodó tem 867 filiados – parece pouco, certo? Mas isso representa quase quatro em cada 10 bodoenses. Em Monte das Gameleiras 32,82% da população tem filiação partidária.
Mas vale lembrar que Severiano vive uma situação particular – tem quase o dobro de eleitores em relação a população. O que torna a cidade sempre um caso inusitado em tudo que se refere a eleição.
Gráfico para a pessoa ver os filiados de cada cidade:
Leia mais: