Moradores da cidade de Caicó/RN ficaram assustados na manhã do último sábado (20) ao se deparem com a água avermelhada que corria no Rio Barra Nova. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) investiga o caso e o professor da UFRN, Diógenes Costa, acredita que o caso pode se tratar de uma poluição industrial.
“A nossa equipe da UFRN vem trabalhando desde sábado, quando nós tivemos conhecimento. Infelizmente o que aparenta ser um lançamento de esgoto com tinta industrial” disse o professor.
O professor informou ainda que a equipe da Universidade adotou um protocolo de emergência para verificar a situação e que amostras da água foram coletadas para análises pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn)
“É bastante preocupante, principalmente porque além de ser um ecossistema aquático exatamente na no coração de Caicó é também um dos afluentes que segue para barragem de Oiticica. Ao longo desse rio tem pessoas que se alimentam dos peixes. (…) Nós lançamos o alerta para que imediatamente as pessoas parem de consumir carne de peixe e de outras fontes associadas ao Rio Barra Nova, principalmente aqui no perímetro urbano de Caicó”, completou.
Já o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou que tomou conhecimento do ocorrido e que fiscais ambientais realizaram uma vistoria, durante o fim de semana, para apurar as condições do local. Porém, completou que as causas só poderão ser apontadas após análise da água, realizada pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).
“Nosso plantão Alô Idema foi acionado e conseguimos realizar a vistoria junto ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). Vamos analisar os dados, faremos relatório e seguiremos com o trabalho para encontrar o responsável pelo derramamento do produto químico”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar
Todos os órgãos consultados pelo TCM Notícia informaram que estão empenhados em investigar e divulgar, quanto antes, as causas do ocorrido.