Olá, prontos para nosso assunto de hoje? Vamos falar sobre osteoporose, já ouviu falar, né?
A osteoporose consiste em um osso fraco, com baixa massa óssea e isso facilita a ocorrência de fraturas, muitas vezes espontâneas, ou seja, não precisa nem ter um trauma para esse osso quebrar.
O risco de osteoporose aumenta com o avanço da idade, sendo bem mais comum em idosos, principalmente nas mulheres após a menopausa. Outros fatores de risco para osteoporose são falta de atividade física, uso cronico de corticóide, hipertiroidismo e baixo peso.
O diagnóstico é feito com um exame que avalia a densidade mineral óssea, isso é possível com a densitometria óssea ou com o dexa.
O tratamento consiste em suplementar cálcio e vitamina D e utilizar medicamentos para estimular a formação ou bloquear a reabsorção óssea. Evitar os fatores de risco, quando possível, também é importante. E a prática de atividade física, principalmente exercícios de impacto como musculação, ajudam muito para formar um osso mais forte.
Existem vários especialistas que podem tratar da osteoporose, pode ser com ginecologista, endocrinologista, ortopedista ou reumatologista.