As exportações de frutas pelo Porto de Natal no ano que vem foram tema de reunião virtual realizada na manhã desta quinta-feira (10) na Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN). Conduzida pelo secretário Guilherme Saldanha, a reunião teve como objetivo principal encontrar soluções viáveis visando a atração de novas companhias de navegação para o Porto de Natal em 2023.
Isso acontece após o anuncio da saída do Grupo CMA CGM, empresa francesa de transporte marítimo e conteinerização do Porto de Natal. A empresa confirmou o desligamento à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) no mês passado. A CMA CGM que deve ficar em operação até abril do próximo ano, é responsável por metade das operações no porto da capital potiguar.
Durante a reunião, que contou com a participação de produtores, exportadores e dirigentes de entidades ligadas à fruticultura no Estado, ficou definida a elaboração de um documento com todas as informações sobre as exportações no Rio Grande do Norte que possa servir de ponto de partida na busca de parcerias e no apontamento de nossos principais gargalos e as possíveis soluções.
Os principais produtos do agronegócio potiguar, constantes da pauta de exportações do RN, representaram até setembro quase 100 milhões de dólares em divisas para o estado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A chamada “Pauta do Agronegócio” equivaleu, nos nove meses de 2022 apurados até agora, a quase 18% do total das exportações do Estado (US$ 560,8 milhões no acumulado até setembro).