IBGE disponibiliza disque-Censo para conclusão do levantamento de 2022, através do número 137. A coleta iniciou no segundo semestre do ano passado, mas, até o momento ainda não conseguiu concluir a pesquisa dos dados populacionais. No Rio Grande do Norte, 97% dos dados foram colhidos, mais ainda existem cidades, como Umarizal, que ainda não chegou aos 30% de recenciamento.
Ao todo, 27 municípios do estado ainda não concluíram o levantamento, entre eles, Natal e Mossoró, que coletou 92% dos dados. No interior do estado, Umarizal, é a cidade mais atrasada, com pouco mais de 26% dos dados coletados. A partir de agora, é necessário que a população realize uma busca ativa pelo recenseador, através do disque-Censo.
Segundo João Paulo Sousa, coordenador censitário de Mossoró, o atendimento eletrônico, foi desenvolvido para facilitar o trabalho do recenseado. “A população liga no 137, o atendente verifica se os dados da pessoa ainda não foram coletados e em seguida agenda uma visita do recenseador”.
Para além de quantificar a população, os dados podem impactar diretamente na arrecadação dos municípios e na estrutura política de cidades, como Mossoró. A prévia de 2020, previu um crescimento populacional na segunda maior cidade do estado, que na época contava com cerca de 300 mil habitantes. Com o último dado, houve uma redução e estima-se que agora são quase 270 mil habitantes. Esse resultado reduz a quantidade de cadeiras no legislativo.
Você precisa fazer login para comentar.