83 alunos do Campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) passaram mal após se alimentarem no Restaurante Universitário da instituição. Em contato com o TCM Notícia, a assessoria da Ufersa confirmou o caso.
De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, desde a quarta-feira (25) alunos do Campus denunciavam a qualidade da comida servida no restaurante, até que nessa sexta-feira (27), após comerem o almoço, dezenas de estudantes começaram a passar mal apresentando sintomas de intoxicação alimentar, como vômito e diarreia.
Ainda segundo o DCE, diversos estudantes buscaram atendimento médico por conta própria, até que a Universidade tomasse conhecimento do caso. “A priori, nem todos estavam recebendo o auxílio da Universidade até o hospital e foram por conta própria. Após as nossas denúncias, a Assistência Estudantil do Campus conseguiu uma van para transporte de alguns estudantes e começou a coletar os atestados médicos para que a UFERSA arque com os custos dos medicamentos”, conta Karydja França, coordenadora geral do Diretório.
Ao TCM Notícia a assessoria da Ufersa informou que a reitora Ludimilla Oliveira esteve presente nessa sexta no campus para ouvir os estudantes. Ainda segundo a Universidade, foram coletadas e enviadas amostras da comida servida para laboratório e a empresa responsável pelo fornecimento das refeições irá ser notificada.
De acordo com a Ufersa, 83 alunos foram intoxicados, mas já o formulário de denúncia elaborado pelo DCE aponta mais de 160 estudantes afetados pela comida. A coordenadora geral afirma que o órgão estudantil notificou a Universidade e que espera averiguação do caso.
“Atribuímos esses problemas recorrentes nos restaurantes dos campi às empresas primeiramente, mas também não podemos deixar de pressionar a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis pelo ocorrido. Afinal, fizemos uma reunião com eles sobre a situação dos restaurantes antes do início das aulas do semestre e percebemos, mais uma vez, que nada mudou. A má qualidade da comida ofertada é uma reclamação anual. Não há regularidade e temos certeza que a situação não seria a mesma se os servidores da Universidade fizessem uso do restaurante diariamente, assim como grande parte dos estudantes”, diz Karydja França.
Em nota a Ufersa atualizou a situação do Restaurante Universitário:
- A PROAE/COAE/Direção do Campus já está tomando as providências administrativas cabíveis e prestando assistência aos discentes que nos procuraram.
- Os discentes foram levados ao hospital, fornecemos o medicamento receitado e alimentação suplementar (frutas e água de coco) para o pessoal da Residência.
- As amostras do cardápio servido ontem já foram enviadas para análise laboratorial em Mossoró.
- Enviamos um formulário para os alunos, a fim de colher os relatos que foram utilizados na notificação. Até às 19h30, havíamos recebido 110 relatos.
- Enviamos no final da tarde uma Solicitação de Esclarecimentos e Providências (SEP) para a empresa notificando sobre os casos de intoxicação alimentar. Foram 85 relatos até o momento de envio da SEP.
- A Reitora esteve acompanhando durante todo o dia essa situação e já sinalizou pela rescisão unilateral do contrato.