Mais uma captação de órgãos está acontecendo em Mossoró, na manhã desta quarta-feira (08). Este é o quarto procedimento, somente neste ano na cidade. Desta vez serão captados: coração, rins e córneas. Segundo a comissão de transplantes os órgãos serão encaminhados para pacientes em Natal.
De acordo com a assessoria do Hospital Regional Tarcísio Maia, o doador é um homem de 20 anos.
Confira os números de captações realizadas em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia:
2023 – 04
2022 – 10
2021 – 06
2020 – 04
2019 – 06
2018 – 06
2017 – 06
2016 – 04
Em 2022, foram realizados 133 transplantes de córneas, 160 de medula óssea, 2 de coração e 36 doações de múltiplos órgãos. Ao todo, 116 famílias foram entrevistadas sobre a aceitação da doação de órgãos de seus parentes.
“Somos o 4º estado do Nordeste em doações, mas seguimos precisando de mais doadores. É importante cada um ter a consciência da importância de doar e comunicar esse desejo à sua família. Ser um doador é um gesto de amor fraterno e respeito à vida”, destacou a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.
Como ser um doador de órgãos
Para ser doador de órgãos basta expressar em vida aos seus familiares o desejo de ser um doador, não sendo necessário nenhum documento oficial.
As famílias de possíveis doadores são assistidas por equipes especializadas que orientam como proceder para permitir a doação de órgãos. “Quando acontece algum trauma, algum motivo que leve à morte encefálica do paciente, a equipe especializada do hospital vai procurar e conversar com a família sobre a possibilidade da doação de órgãos. Isso acontece quando o paciente já tem o diagnóstico médico de morte encefálica. Depois disso, a equipe entrevista a família sobre o desejo e a permissão de doar os órgãos do familiar. Em seguida, a família assina um documento, dando a permissão para que a doação aconteça”, explicou Rogéria Medeiros.