Não eram nem duas horas da tarde e a turma da professora Anairam Medeiros já estava preparada para mais uma sexta-feira de aula, na Fundação Casa do Caminho, Bairro Barrocas, em Mossoró/RN.
Mas, não imagine uma sala tradicional, com crianças e brinquedos. Nesse projeto que envolve a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), as alunas são mulheres com idade entre 60 e 70 anos, que não tiveram acesso à educação na idade certa. As aulas são ministradas pela professora universitária Anairam Medeiros.
“Isso aqui é a realização de um sonho, mas não apenas um sonho meu, não é unilateral, elas também sonhavam em aprender a ler e escrever”, ressalta a professora Anairam Medeiros, ao mencionar a alegria de proporcionar aulas de alfabetização.
Toda semana ela ministra duas aulas para duas turmas na Fundação Casa do Caminho através do projeto UERN Ação. “O projeto surgiu de uma vontade particular minha. Muito me incomodava quando eu estava na rua e uma pessoa me dizia, ‘você pode ler isso aqui pra mim?’, ‘pra onde esse ônibus vai’. Eu sempre dizia, um dia eu ainda vou montar, voluntariamente, uma turma para ensinar pessoas que não tiveram oportunidade na idade certa de aprender a ler”, ressaltou a professora.
Entre as alunas, dona Raimunda Freire, 71 anos, já consegue escrever o nome e reconhecer as palavras. Mas a história dela começa muito antes das aulas da professora da UERN. Há cerca de 20 anos ela é voluntária na Casa do Caminho, e o sonho de aprender a ler e escrever, começou a se tornar realidade entre as várias idas e vindas no local.
“Tudo que acontece aqui na fundação eu gosto de participar. Ano passado comecei as aulas e eu vim, porque eu sempre tive desejo de aprender a ler. Eu sabia algumas coisas, ficava tentando entender as coisas, agora eu consigo. Eu não entendia nem a minha letra, quando terminava de escrever não sabia o que tinha escrito”.
Dona Vilma Canela, 67 anos, está participando pela terceira vez das aulas, segundo ela, “as aulas pra mim estão sendo muito boas, eu estou gostando, a gente tem aula duas vezes por semana. Eu lia pouca coisa, não escrevia quase nada. Pra mim, a sensação de ler e escrever é ótima”, conclui.
A parceria da UERN com a Fundação Casa do Caminho tem o objetivo de proporcionar à população do Bairro Barrocas a oportunidade de acesso à arte, cultura e educação por meio das oficinas ministradas. Francimar Oliveira é o diretor do local, ele conta que o projeto alcançou uma dimensão inimaginável.
“Esse projeto é fantástico, ele proporciona às pessoas nascerem de novo, porque quando você começa a ler, passamos a viver em um outro mundo. Aqui tinham pessoas que quando precisavam pegar um ônibus tinha que ficar perguntando pra onde ele iria. Outros reconheciam o remédio pela cor da caixa. E agora não, eles já conseguem ler”, afirmou.
Com informações extraídas do Documentário “A força da educação” produzido por Ayrton Silva e Thaiza Medeiros.
Você precisa fazer login para comentar.