Depois de um mês de muito trabalho com todas as coberturas juninas, estamos de volta à nossa coluna. Desde já, meu pedido de desculpas aos meus estimados leitores e leitoras que me acompanham nessa plataforma. Reconheço que posso melhorar enquanto colunista semanal.
Penso que a escrita sobre o que transborda no coração ou no pensamento não tem data nem hora certa para acontecer. Ela nasce do instante em que somos tocados na alma e provocados à reflexão. Há dias em que nossa sensibilidade está um tanto submersa pelos desafios que todos temos. Mas basta limpar um pouco a vista, respirar fundo e acontece. Hoje cedo aconteceu comigo.
Diariamente antes de iniciar o nosso radio jornal (na 95FM) me concentro um pouco no jardim da TCM que fica próximo aos estúdios da rádio. Aquela atmosfera de silêncio me ajuda a respirar melhor, expandir o diafragma, vibrar os lábios e repetir todo o aquecimento vocal para começar mais um dia de trabalho. Enquanto respiro, ouço a polifonia de sons das primeiras horas da manhã. São pássaros variados e folhas dançando ao leve sopro da brisa entregando um cenário de paz e imensidão.
Sempre observo os pássaros. Os pardais são mais encrenqueiros. Fazem barulho. Há também um Beija-flor que procura as alamandas para o seu café da manhã e logo após surge na janela de vidro do estúdio. Vez por outra um Galo de Campina aparece entre as árvores e se destaca com sua crista vermelha. E lá no topo do coqueiro pousa o Bem-te-vi. E foi ele que chamou minha atenção. Há dias não aparecia por aqui.
Hoje ele cantou alto. Saiu do coqueiro para a torre de comunicação e parecia dizer em letras maiúsculas: “ESTOU DE VOLTA!”. Estufou o peito amarelo e cantou forte sua melodia para anunciar a semana que começa. BEM TE VI! BEM TE VI! Seu canto me entregou uma mensagem de coragem.
Coragem para encarar mais um dia. Coragem para perceber como somos muito maiores que as dificuldades que nos cercam. Coragem para acreditar no que há de bom na humanidade. Coragem para perceber que as mais incríveis sensações do universo não estão à venda. Coragem para sorrir e ser gentil sempre. Coragem para encher o coração e agradecer.
Uma semana de coragem para todos nós.