“É uma oportunidade única. Essas coisas muitas vezes só acontecem uma vez na vida”, é o que afirma a atriz potiguar Alice Carvalho sobre o seu mais novo trabalho. Natural de Natal/RN, a artista integra o elenco da nova série nacional da Amazon Prime Video, Cangaço Novo, que estreia no dia 18 de agosto.
A série se passa na cidade fictícia de Cratará, no sertão nordestino, e conta a história de Ubaldo, um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo que descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão, Dinorá e Dilvânia. Alice dá vida a Dinorah, a única mulher em uma gangue de ladrões de banco. A trama que mistura drama e ação foi grava na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
Ao TCM Notícia, Alice Carvalho contou que a seleção para participar da produção começou em março de 2020, e envolveu vários testes. “Em setembro de 2020 eu fui chamada para fazer mais testes, porque Dinorá é uma personagem muito complexa, que requer uma série de habilidades”.
A confirmação de que iria integrar de fato o elenco veio quase um ano depois do primeiro teste, em janeiro de 2021. “Eu lembro do dia que eu recebi a notícia, estava chegando em casa lá em Parnamirim, e eu só fazia chorar. Acho que de alguma forma eu sabia que essa série seria a primeira grande oportunidade da minha vida”, diz a atriz.
UMA CARREIRA EM ASCENÇÃO
O sucesso de hoje de fazer parte de uma produção nacional de um grande streaming é resultado de anos dedicados à arte. Alice Carvalho começou a estudar teatro ainda quando criança, na escola, de forma lúdica. Desde então, a carreira de atriz foi acontecendo de uma forma natural. Participava de oficinas de formação quando tinha oportunidade, até decidir cursar Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além da atuação, passou a se dedicar também a estudar a construção de roteiros.
“Eu comecei a estudar roteiro para eu mesma poder escrever algo pra mim, porque desde nova eu fazia teste para televisão, para cinema mas não eu não era escolhida, não era chamada. Não passava nos testes acho que tanto por ser muito verde, como também por absorver os efeitos da xenofobia do mercado sul-sudestino”, relembra.
Foi buscando o próprio espaço que ela escreveu e protagonizou a websérie Septo, que venceu o prêmio de “Melhor Websérie” no Buenos Aires Webfest 2017. O sucesso da produção fez com que Alice ganhasse visibilidade e participasse de outros trabalhos, como a série Segunda Chamada da TV Globo.
“UMA METRALADORA EM ESTADO DE GRAÇA”
Além de trazer uma releitura moderna dos cangaceiros, a Cangaço Novo tem em sua construção uma essência nordestina. As gravações foram realizadas no Cariri Paraibano e no Seridó do RN, envolveram uma média de 300 profissionais e duraram cerca de oito meses. Para Alice, trabalhar em solo potiguar teve um significado especial.
“Teve um sabor muito especial gravar no Rio Grande do Norte. Você está lá gravando cena na rua e as pessoas te param para falar que estão felizes de você está ali representando o Estado de alguma forma. Era muito bom esse sentimento de orgulho de pessoas desconhecidas”, fala a atriz.
Não só as locações de gravação, mas a personagem que Alice dá vida também foi um diferencial nesse trabalho. Ela conta que Dinorah é uma versão de uma mulher sertaneja, como tantas outras, sofrida mas batalhadora, que precisou entrar para o crime para defender a família e fugir da pobreza. Com tanta intensidade e ação na trajetória da personagem, a artista acredita que o público vai se envolver com ela.
“Dinorah é uma metralhadora em estado de graça. É uma personagem muito verdadeira, muito realista. É uma mulher corajosa, destemida, impulsiva também. É uma heroína alada, acho que todo mundo vai ficar um pouco de queixo caído com ela. É uma heroína que existem poucas no audiovisual brasileiro. Eu acho que vai ser muito bonito ver ela se encontrar com o público”, fala Alice Carvalho.
Para a potiguar, ter a representação de mulheres forte com Dinorah ou como Dilvânia, personagem interpretada pela atriz Thainá Duarte, é um dos grandes diferencias da série. Dessa vez, o cangaço que já foi retratado tantas vezes no audiovisual, ganha um ar mais matriarcal, que, segundo Alice, deve conquistar o público feminino.
“O cangaço e todos esses produtos que estão nos streaming atualmente e que envolvem ação, na maioria das vezes eles tem um excesso de testosterona, onde não há espaço para o feminino. E o Cangaço Novo, mesmo sendo uma série de ação, é uma série que tem toda a sua narrativa fundamentada num enredo que é de conflitos familiares e essencialmente numa estrutura matriarcal. É uma história que gira puramente em torno de conflitos femininos, e é muito bonito de ver”, diz.
Com a repercussão que a série apenas com os trailers, a expectativa da atriz só aumenta. Por enquanto é esperar a estreia da produção para ter o retorno positivo do público, principalmente aquele que ela carrega no sotaque. “Espero ter aproveitado bem essa chance de ter levado o nome do meu Estado”, finaliza.
Você precisa fazer login para comentar.