Cumprindo agenda no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (22), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou a garantia de 100% dos recursos orçamentários e financeiros para todas as obras de infraestrutura hídrica do Seridó Potiguar.
Acompanhado da governadora Fátima Bezerra, o ministro visitou a Barragem de Oiticica e participou de um ato com prefeitos da região e moradores da Comunidade de Nova Barra, no município de Jucurutu. O prazo para conclusão é até o final do primeiro semestre de 2024. “Para tanto, os esforços estão em curso”, pontuou a governadora ao ressaltar o empenho dos governos estadual e federal.
Os projetos para a região visam assegurar água para o consumo humano e também para produção de alimentos de baixas emissões.
A expectativa é que a chegada da Barragem de Oiticica, somada ao Sistema Adutor do Seridó, garanta a segurança hídrica para toda a região pelos próximos 50 anos.
Tanto a conclusão da Barragem de Oiticica quanto a Passagem das Traíras e o Projeto Seridó foram contemplados no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula em agosto deste ano. “Queremos assegurar que não faltará recursos orçamentários e financeiros para as obras que já estão aprovadas neste plano”, afirmou Waldez Góes.
Os recursos do PAC, através do programa Água Para Todos, devem ser acima de R$ 6 bilhões para o RN, de acordo com o ministro.
Obras de Oiticica
As obras do Complexo Oiticica, que incluem a barragem, a comunidade Nova Barra de Santana e as agrovilas foram iniciadas em 2013. A comunidade e uma das agrovilas já foram entregues.
“Faz um ano que nos mudamos para essa comunidade bonita e acolhedora, bem diferente da que tínhamos, que não era saneada, não tinha nada planejado. Estamos recomeçando nossas vidas”, avaliou Rosário Medeiros, agente comunitária de saúde e representante do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem.
Faltam duas outras vilas para abrigar as famílias que estão na área inundável, a construção da estrada de acesso e o fechamento da parede da barragem. Quando estiver concluída, Oiticica terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos de água doce. Será a terceira maior do RN, atrás apenas da Armando Ribeiro e da Barragem Santa Cruz, em Apodi.