Por Alivaci Costa
O sol escaldante do mês de outubro é só mais um desafio para eles. É que para que esse trabalho seja perfeito, é preciso técnica, força, conhecimento e treinamento.
“É uma profissão que é perigosa, tem que ter muito cuidado, muita experiência, porque se não tiver… Ai o negócio pega, viu?”, diz Lindomar Morais.
O vareiro é o profissional responsável pela derrubada das palhas da carnaubeira. Essa parte do trabalho também chamada de corte, é o trabalho base para todo o restante do percurso que essa palha ainda vai percorrer até se transformar em diversos produtos.
O trabalho de corte precisa ser feito é um período seco, e normalmente ocorre nos meses finais de cada ano. Uma equipe inteira trabalha no processo, mas é o vareiro que precisa conhecer a técnica correta.
Na família de Francisco Leandro, 45 anos, a profissional foi passada de pai para filho. “Começou do meu pai, ele era vareiro também. Eu fui aprendendo a cortar com a vara dele, até que ele disse que não dava mais para continuar, e eu continuei. Agora ficou a lembrança do meu pai”, diz.
Assista a matéria completa: