Por Junior Ribeiro.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu a visita do Apodi Futsal, que foi vice-campeã da Copa do Brasil da modalidade. Foi a primeira vez que um representante potiguar chegou à decisão do torneio.
O Apodi Futsal recebeu apoio do Governo do Estado por meio do Programa de Incentivo ao Esporte e ao Lazer Professor Sebastião Cunha, o RN+Esporte e Lazer. A equipe recebeu um aporte financeiro de R$ 124 mil, que contribuiu para a logística dos jogadores.
“O futsal, mais do que qualquer outra modalidade, é um reflexo do coletivo, do sentimento de equipe e da dedicação de cada atleta. Estou muito orgulhosa, pois vocês representaram o Rio Grande do Norte brilhantemente. Pela primeira vez, uma equipe do nosso estado alcança esse nível de competição nacional. Parabéns ao Apodi Futsal, e que o esporte potiguar continue prosperando”, ressaltou a governadora.
O técnico Allyson Simonssen, que atuou por 25 anos no Futsal, passando por equipes como ABC e América, também é professor de educação física da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, no município de Antônio Martins, e valorizou o resultado:
“Conseguimos elevar nosso patamar diante do cenário nacional. Ter condições de fazer essas viagens longas é um desafio que enfrentamos todos os dias. Passamos três ou quatro dias em hotéis e contamos com o apoio do Governo do Estado, além das parcerias com os municípios. Tudo isso nos permitiu alcançar nossos principais objetivos. Além de treinar e trabalhar por aqui, precisamos ter outras atividades para conseguir uma renda extra. Sou professor concursado da rede estadual do ensino fundamental. Durante o dia, trabalho como professor de educação física, e concilio tudo isso com o treinamento da equipe”, disse.
O Programa de Incentivo RN+Esporte e Lazer Professor Sebastião Cunha, de promoção da prática de atividades esportivas e desportivas no Estado, foi instituído em 15 de setembro de 2021. O funcionamento é simples: as equipes esportivas apresentam seus projetos e, uma vez aprovados, os recursos são captados junto às empresas patrocinadoras. O pagamento pode ocorrer de forma integral ou parcelado, em até 12 vezes, de acordo com o que foi acordado entre a equipe esportiva e a empresa.