O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, cumpre agenda no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (13). A visita tem o intuito de tratar de assuntos como a licitação do Terminal Público Pesqueiro de Natal, da interiorização da produção de camarão e algas e da capacitação dos trabalhadores do setor.
Pela manhã, o ministro, juntamente com a governadora Fátima Bezerra, fizeram o anúncio do novo Leilão do Terminal Portuário Potiguar (TPP). A expectativa é de que até o final deste ano seja realizado o processo para que a privatização do Terminal Pesqueiro aconteça no início de 2024.
Em entrevista coletiva, André de Paula falou sobre convênios entre os governos. “Vamos assinar dois convênios importantes. O primeiro deles, de cerca de R$ 900 mil, visa apoiar pescadores artesanais com material. Já o segundo, de R$ 330 mil voltado para cursos de capacitação para jovens pescadores”, disse o ministro.
À tarde, a comitiva do Ministério e do Governo do Estado participa de uma visita ao Terminal Público Pesqueiro, no Bairro Ribeira, na Zona Leste de Natal.
Na terça-feira (14), o ministro vai estar na abertura da Feira Nacional do Camarão 2023 (Fenacam), onde terá uma reunião com representantes do setor produtivo. André de Paula também vai participar do lançamento do curso Multiplicador Aquícolas da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e do programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal em colaboração com o Governo do RN por meio da Fapern.