A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia imperial deixou de ser o governo vigente, regido pelo Imperador Dom Pedro II. As mudanças da Primeira República foram o início de uma nova fase na história do Brasil.
O ato foi comandado por militares brasileiros – Marechal Deodoro da Fonseca era o líder, segundo um artigo publicado no site da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. O documento que garantiu a transição política foi assinado na noite do próprio dia 15, no Rio de Janeiro (que era a capital da monarquia na época), dando início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.
“Personagens como Frei Miguelinho e André de Albuquerque Maranhão na história do Rio Grande do Norte; Tiradentes na história do Brasil… Foram personagens que morreram por causa da tentativa de instituir uma República […]”, explica o professor de História, Tales Augusto.
De acordo com o professor Tales, o pensamento republicano passou muito tempo sem ter aberturas. No Brasil, o primeiro e segundo reinados ficaram silenciados, porque as pessoas foram condenadas por reis. O Partido Republicano foi criado em 1870, quando surgiu a estrutura em cada estado do nosso País. “De 1870 a 1889 ocorreram mudanças, dentre elas a Proclamação da República em 1889”, informa.
De acordo com o site do Senado Federal Brasileiro, o Brasil teve cinco repúblicas (ou períodos republicanos) – a última delas se estende até a atualidade. Confira
- Primeira República ou República Velha (1889-1930)
- A Era Vargas ou Segunda República (1930-1945)
- A República Nova ou Terceira República (1945-1964)
- A Ditadura Militar (1964-1985)
- Nova República surgida com a redemocratização (1985 – até hoje)
“A (Proclamação da) República já estava encaminhada; a monarquia estava desgastada”, diz o professor Tales Augusto. Ele ainda conta que muitas pessoas não sabem o significado do feriado. A celebração é necessária para a cultura e história do Brasil. Assim como outras datas importantes, como a Independência do Brasil, o dia 15 de novembro marca o fim do ciclo monarquista no País e o início da República Brasileira.
“República significa ‘coisa do povo'”, finaliza o professor de História, Tales Augusto.
A Proclamação da República é feriado nacional desde 1949, segundo a Lei Federal 662, do Presidente Eurico Gaspar Dutra.
Com informações da National Geographic.