A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que não haverá cobrança extra nas contas de luz em dezembro, com a manutenção da Bandeira Verde para o Rio Grande do Norte. Desde abril de 2022 a sinalização se mantém verde devido às condições favoráveis de geração.
O anúncio da Aneel para o próximo mês confirmou a previsão feita no início de 2023 para o uso da bandeira verde em todo o ano. Apesar disso, a Neoenergia Cosern chama a atenção dos potiguares para a necessidade de adoção de consumo consciente de energia elétrica com o aumento do calor e proximidade da estação mais quente do ano: o verão.
A distribuidora lembra que, mesmo com essa condicionante, é possível reduzir ainda mais o valor da conta de luz. Além disso, o cliente contribui com o meio ambiente evitando desperdícios com a adoção de pequenas mudanças de hábitos que o transformam em um consumidor de energia elétrica consciente.
COMO FUNCIONAM AS PROJEÇÕES DAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. O Sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
As projeções de acionamento de bandeiras tarifárias são atualizadas constantemente pela Agência e é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
Existem três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha.