Na manhã de segunda-feira (11), representantes da Prefeitura de Mossoró, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participaram do encontro de apresentação de estudo de viabilidade econômica e social do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2023.
Na ocasião, as instituições apresentaram ao município relatório detalhado do levantamento realizado durante os festejos. Através do documento foi apontado as potencialidades do evento, retorno financeiro e geração de empregos.
O estudo da Uern e CDL mostrou que em 2023 o evento gerou um retorno à economia de R$ 292 milhões. A análise apontou a geração de 7,3 mil empregos diretos e indiretos com o evento. E ainda, o relatório apresentado revelou o número de 1,3 milhões de visitantes durante a festa junina em Mossoró.
Conforme projeção para os anos seguintes, o MCJ 2024 tem a possibilidade de atrair um público de 1,4 milhão, considerando a projeção de crescimento de 15% em relação ao ano anterior. As estimativas também apontam um público de 247 mil pessoas no Pingo Da Mei Dia, evento de abertura do MCJ, e 172 mil pessoas no Boca da Noite, evento de encerramento, para as edições do próximo ano.
O relatório conjunto da Uern e CDL apresentado à Prefeitura de Mossoró trouxe pontos como: evolução de público; gasto per capita; evolução histórica das quadrilhas; investimento e faturamento do setor hoteleiro, bares, restaurantes e similares no MCJ; empregos gerados. Além disso, o estudo mostrou aspectos envolvendo análise de organização, segurança, acessibilidade e editais.
Com informações da Uern.