Manter a dieta durante o fim de ano não é uma tarefa fácil. Para ajudar nas escolhas o TCM Notícia conversou com a nutricionista Jordânia Batista que tem algumas dicas para quem aproveitar o Natal de forma saudável.
A nutricionista destaca o que deve ser consumido, sempre controlado a questão das quantidades durante as festas. No caso das proteínas, a profissional indica opções com peru, bacalhau, podendo consumir de 100 e 200 gramas durante a ceia – dependendo do objetivo da pessoa.
“Durante a ceia, dependendo do seu objetivo, de quanto você aguenta durante essa refeição, essas são proteínas onde a gente pode estar colocando uma quantidade bem legal no prato e saboreando muito essa refeição”, destaca.
Para compor o prato, Jordânia comenta que pode colocar um pouquinho de arroz, seja integral ou normal. A salada é bem à vontade, utilizando molhos saudáveis e evitar os molhos industrializados como maionese, ketchup, que não são benéficos à saúde.
“Esses alimentos tem uma grande quantidade de gordura, são alimentos industrializados onde vai acabar prejudicando a nossa saúde cardiovascular”, diz.
A nutricionista informa que as frutas desidratadas, como a ameixa desidratada e a uva passa, ajudam na questão cardiovascular, diminuindo o colesterol. “São frutas desidratadas que ajudam, são anti-inflamatórias, antioxidantes, então ajuda no geral na nossa saúde”, completa.
Para a sobremesa, a nutricionista sugere amendoins e castanhas – se for comer chocolates, é ideal pouca quantidade. “A sobremesa a gente deixa aí bem à vontade, mas claro que com aquele controle, não vamos extrapolar, porque temos o dia seguinte que é o almoço de Natal”, comenta.
E para quem gosta de bebidas alcoólicas, tem dica da nutri também – sempre está intercalando com o copo de água para não ocorrer uma desidratação intensa e a gente poder aproveitar bastante sem apagão durante a noite.