No dia a dia precisamos lidar com problemas diversos, situações estressantes, relacionamentos interpessoais complicados que exigem um equilíbrio emocional, mas muitas vezes não temos e, por isso, demandam intenso sofrimento emocional.
Além de oferecer o suporte para que se entenda melhor o que está acontecendo com você, a psicoterapia também oferece o suporte necessário para lidar com a questão. Crescemos sem entender muito bem o processo de esquema emocional, que é base fundamental para a compreensão dos nossos comportamentos.
Sempre que acontece algo no nosso cotidiano o nosso cérebro é ativado, interpretando a situação e emitindo uma reação. É o ciclo estímulo-pensamento-emoção-comportamento. Tanto o pensamento como as emoções são determinantes do comportamento. O pensamento é a interpretação ao evento/situação, que por sua vez gera uma reação/resposta (comportamento e emoção). A emoção ativada tem grande efeito na conduta frente ao evento.
Geralmente, nessas respostas a ação é desproporcional e disfuncional, onde chamamos de comportamento desadaptativo, ou seja, uma forma negativa de comportamento que provoca prejuízo à pessoa. Com a psicoterapia é possível investigar e identificar esses comportamentos e o que está por trás desses padrões comportamentais.
A maioria das pessoas recorre a maneiras superficiais de lidar com seus problemas, seja com bebida, apostas, ingerindo doces. Por trás desses comportamentos há uma causa central e essas angústias são descobertas e amenizadas com conversas aprofundadas e com manejo clínico realizado por um profissional.
É importante destacar que toda psicoterapia é realizada por um profissional da Psicologia devidamente registrado no conselho regional de classe. Isso garante um processo ético e seguro para o paciente.
Já no setting terapêutico, a psicóloga pode fazer uso de técnicas e recursos que auxiliem na investigação das demandas do paciente e, de fato, o ajude a resolver suas questões mais facilmente e a ter uma vida emocional mais saudável. A condução da psicoterapia pode variar conforme a abordagem teórica do profissional.
Apesar das pessoas buscarem ajuda psicológica quando são diagnosticadas com algum transtorno ou doença mental, a psicoterapia também pode ser uma grande aliada em questões relacionadas ao autoconhecimento; para diminuir o uso de medicação; no desenvolvimento de habilidades específicas, como a comunicação e a interação social; para aprender a expressar-se emocionalmente; para perder o medo de julgamento alheio, entre outras.
Já que agora você conhece os benefícios da psicoterapia, procure um profissional responsável e ético e inicie seu processo de amadurecimento e ressignificação da sua própria história.
Leilane Andrade
Psicóloga e Jornalista
CRP 17/6253
@leilaneandpsicologa