Os médicos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) decidiram, em assembleia realizada na quarta-feira (27), com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN), iniciar movimento de greve no dia 30 de dezembro. O indicativo de paralisação das atividades se inicia caso o pagamento do mês de agosto não seja efetuado até 29 de dezembro pela empresa de Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial (Sama).
Em acordo firmado entre a Justiça Federal do Trabalho, Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) e Sama, o pagamento referente ao mês de agosto deveria ser realizado até o dia 27 de dezembro – mas, segundo a categoria, a decisão foi descumprida. Os médicos afirmam que até o momento não há comunicado da Sama ou Sesap sobre o pagamento.
No dia 8 de dezembro, os profissionais entraram em greve também pela reivindicação dos salários atrasados. Relembre.
Acordo
Após atrasos nos repasses dos pagamentos dos médicos clínicos e intensivistas que atuam no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no dia 8 de dezembro a categoria decidiu pelo movimento de greve, encerrando a mobilização após o pagamento do mês de julho, realizado no dia 15.
Porém, os médicos atestam que houve descobrimento do pagamento da parcela seguinte.
“Ao continuar descumprindo o acordo e desrespeitar o direito da categoria em receber pelos serviços prestados, um novo movimento pode ser iniciado a partir do dia 30 de dezembro, com a deflagração da greve no hospital de referência do Oeste Potiguar”, diz um trecho da nota.