Eleitores regulares com a Justiça Eleitoral que desejem desempenhar a função de mesário de forma voluntária nas Eleições 2024 já podem declarar interesse. De acordo com Luiz Sérgio, chefe de Cartório da 33º Zona Eleitoral, em Mossoró, as inscrições acontecem até o mês de agosto.
A pessoa que deseja se voluntariar deve acessar o Canal do Mesário, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e conferir o passo a passo além de informações sobre as funções a serem desempenhadas no dia da eleição. “Nós estamos com uma campanha em nível nacional pelo TSE, tentando recrutar o maior número possível de voluntários para as eleições deste ano, como sempre ocorre. Nós já chegamos a fazer eleição com mais de 85% de mesários voluntários”, diz Luiz Sérgio.
Após se inscrever para atuar como mesário a pessoa passa a fazer parte de uma lista. Assim, quando houver necessidade, quem se candidatou será convocado pela respectiva zona eleitoral.
“O interessado pode se inscrever agora e fica no aguardo. E aí nós temos até o dia 6 de agosto para publicar o edital com todos os nomes daqueles que irão compor as mesas e emitir as cartas de convocação. Hoje em dia o sistema de remessa é bastante moderno: nós enviamos as cartas, o mesário já confirma o recebimento pelo próprio WhatsApp”, explica o chefe de Cartório.
Em alguns casos, o voluntário é convocado antes dos dias do pleito para realizar um treinamento com membro da Justiça Eleitoral.
VANTAGENS PARA VOLUNTÁRIOS
Mesários voluntários que concluem o treinamento da Justiça Eleitoral têm direito a dois dias de folga no serviço, independentemente da duração do treinamento e da modalidade – se presencial ou virtual. Essa folga de dois dias, sem a perda do salário, também é garantida toda vez que a mesária ou o mesário presta um dia de trabalho à Justiça Eleitoral.
Além disso, alguns editais de concursos públicos preveem a isenção na taxa de inscrição para mesários – é o caso do concurso da Prefeitura de Mossoró e do concurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
“Esse tema agora está muito em voga por conta dos editais de concursos – aqueles que trabalharam para a gente na eleição estão conseguindo isentar a taxa de inscrição que muitas vezes supera o valor de R$ 100, R$ 150”, fala Luiz Sérgio.