A Neoenergia Cosern registrou um furto de cabos da rede elétrica na comunidade de Serra de Grossos, em Grossos, na região da Costa Branca, na madrugada da quinta-feira (18).
De acordo com a empresa, o furto de onze vãos, equivalente a 800 metros, de cabos da rede de média tensão interrompeu o fornecimento de energia para 178 unidades consumidoras. Por meio de manobras no sistema, 134 unidades foram normalizadas por volta das às 5h30. Os demais, no início da tarde da quinta.
A Neoenergia Cosern informou que fez as devidas comunicações à autoridade policial através da abertura de um Boletim de Ocorrência.
CONSERN DIVULGA BALANÇO DE FURTO DE CABOS E EQUIPAMENTOS DA REDE ELÉTRICA EM 2023
Ainda segundo a Cosern, o furto de cabos e de outros componentes da rede elétrica deixou cerca de 38 mil residências, hospitais, escolas, delegacias, o serviço de abastecimento de água, provedores de internet e outros serviços essenciais sem energia elétrica ao longo do ano de 2023.
“A ação criminosa acontece em todas as regiões do estado, com frequência maior na Costa Branca, prejudicando também o funcionamento das salinas”, disse a companhia.
No total, o Centro de Operações Integradas da distribuidora registrou 889 faltas de energia elétrica provocadas pelos furtos entre janeiro e dezembro de 2023.
Em linha reta, os cabos de energia elétrica da Neoenergia Cosern furtados em todo o Estado de janeiro a dezembro já somam 35 quilômetros – distância equivalente ao trajeto entre Natal e Ceará-Mirim, por exemplo.
A Neoenergia Cosern informa às autoridades de segurança sobre cada ação criminosa por meio de Boletim de Ocorrência e tem colaborado com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal para a identificação dos criminosos.