Nesta terça-feira (3) os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), do Campus Pau dos Ferros, realizaram protesto cobrando a abertura do Restaurante Universitário, que está sem funcionar desde o dia 12 de abril. Segundo os estudantes a empresa responsável pelo restaurante deixou de fornecer as refeições devido a impasse burocrático com a universidade.
“Estamos há quase uma semana sofrendo sem o Restaurante Universitário. A empresa avisou que paralisaria as atividades pois não estavam nem sabendo quanto ganhariam por um prato de comida, então teriam prejuízos. Já a Ufersa alega que a empresa não enviou toda a documentação e em contrapartida a empresa alega que não foram discriminados todos os documentos”, conta Maria Vitória Freire, membro do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Ufersa e Conselheira do Conselho Superior Universitário (Consuni) da Ufersa.
Durante a manifestação de hoje os estudantes conversaram com a gestão do campus que tentou explicar quais os trâmites burocráticos impedem a retomada das atividades do restaurante, conduto não foram informados sobre a previsão de retorno. “O que a gente reivindica é a abertura imediata do R.U. e que os estudantes tenham alguma alternativa dada pela instituição, pelo menos até quando a situação não for resolvida. Já demos proposta de quentinhas para serem fornecidas, além da gratuidade delas para os estudantes residentes, mas até agora nada”, afirma Ana Flávia Lira, Coordenadora Geral do DCE.
Os estudantes contam que além do preço existe a questão da comodidade, pois como o campus é afastado da cidade muitos alunos não tem como se deslocar para outros locais para se alimentar. ” O R.U. é mais barato e prático pra gente e ainda tem acarretado outros problemas, pois os moradores da residência que tinham gratuidade, estão lotando o ônibus para ir almoçar no Restaurante Popular, por exemplo”, explica.
Em nota, a Direção do Campus Pau dos Ferros e a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COAE) vêm, perante a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, prestar esclarecimentos a respeito da execução do contrato nº 03/2022 cujo objeto é a contratação de serviços de fornecimento de refeições com exploração de espaço localizado nas dependências da Ufersa em Pau dos Ferros/RN.
O texto explica todo o processo licitatório realizado antes da pandemia e que após reunião com o representante da empresa, onde foram feitas as orientações necessárias para adequação da planilha, a contratada enviou nova documentação no dia 26 de abril de 2022. Contudo, o Setor de Contabilidade e Finanças do Campus Pau dos Ferros juntamente com a Assessoria Contábil da PROAD verificaram que a documentação enviada pela contratada ainda estava incompleta, ensejando novas orientações à contratada e solicitação de correção na documentação. A empresa entregou a documentação complementar que, neste momento, se encontra em análise.
Por fim, afirma que a GEX SERVIÇOS INTEGRADOS LTDA suspendeu o serviço do restaurante desde o dia 22 de abril de 2022, sob a justificativa de impossibilidade de continuar com as atividades neste cenário de insegurança jurídica.