Aos 81 anos, o professor Izaque Soares carrega um compromisso com a educação: ajudar a formar mentes e instruir os alunos da Escola Estadual Professor Abel Coelho. Ele é professor de Química e dá aula na turma do 2º ano do Ensino Médio.
Após a aposentadoria, Izaque viu a chance de voltar à sala de aula e não pensou duas vezes. Esse tem sido desafio e o prazer da sua vida.
Quando perguntado se estava bem como aposentado, o professor dizia que não, pois queria mesmo era estar dando aula. “Eu dizia muito: não, estou mal. Eu queria estar dando aula. Eu me sinto feliz quando eles querem (aprender)”, conta.
Quando ensinou às turmas do 9° ano no Colégio Diocesano Santa Luzia, o professor Izaque conta que começou a utilizar um laboratório que já estava fechado há 20 anos e ali começou sua paixão pela Química.
No 2º ano do ensino médio, a estudante Lara Alves reconhece a necessidade da disciplina em sua formação. E isso só está sendo possível graças ao trabalho voluntário do professor Izaque. “Ele é um professor muito bom, explica bem.”, relata.
Para o quadro de profissionais da Escola Estadual Professor Abel Coelho, onde Izaque já foi efetivo e agora é voluntário, está sendo uma honra voltar a conviver com o educador.
“Izaque é um professor que já deu a contribuição dele enquanto funcionário e agora está vindo para a escola pra ser voluntário. Nós estávamos com uma turma sem professor devido ao titular estar de licença especial, e ele perguntou se poderia dar aula a esses meninos.” comenta a vice-diretora do colégio, Tania Pinheiro.
Izaque começou a dar aula em 1977. São 34 anos em sala de aula, e agora o professor volta a entregar o presente do ensino.
Os alunos dão as boas vindas e celebram o fato de terem as necessidades da disciplina atendidas pelo professor Izaque. “Ele também está querendo ensinar a gente para fazer o Enem. Espero que dê tudo certo”, comemora a estudante Lyandra Monalisa.
As energias dedicadas ao processo de amor pela Química e a sala de aula permanecem vivas, sendo renovadas através dos anos.
Você precisa fazer login para comentar.