O governo federal optou por adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), previstas para o próximo domingo (5). A nova data para a realização dos exames ainda não foi estabelecida. A informação foi confirmada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
A decisão de adiamento foi motivada pelas intensas chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, resultando em inundações, destruição de residências e um trágico saldo de pelo menos 37 vítimas fatais até o momento. Apesar de inicialmente ter sido divulgado que as provas seriam mantidas no domingo, inclusive no Rio Grande do Sul, o governo reavaliou a situação em meio aos graves impactos causados pelas chuvas.
“A gente queria reforçar que essa é a solução mais segura para todos os candidatos no Brasil inteiro (…) A nossa ideia é que com o adiamento a gente vai garantir que aos 2,144 milhões inscritas no concurso uma garantia de que todo mundo vai realizar as provas nas mesmas condições.” explicou a ministra.
Internamente, estão em curso discussões para encontrar uma solução jurídica que evite prejuízos aos candidatos que realizariam as provas nas cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.