A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Mossoró se reuniram nesta quinta-feira (2) no auditório da II Ursap para discutir a situação do povo Warao, originário da República Bolivariana da Venezuela.
O encontro teve como objetivo discutir estratégias e estabelecer compromissos para oferecer um atendimento qualificado à população indígena Warao em Mossoró. O grupo de indígenas Warao chegou em Mossoró em 2019. Com uma média de 23 pessoas no município, os Warao enfrentam desafios significativos de saúde, incluindo doenças evitáveis como sarampo, meningite e Covid-19.
Librano José é cacique Warao e fala sobre a importância do apoio dos órgãos públicos: “Eu acho que nós deveríamos pedir mais ajuda e continuar com mais apoio, seria mais importante para o povo Warao. Sabemos que cada dia mais as doenças estão aumentando, e nós teremos que saber cuidar da saúde.”
A reunião foi coordenada pela Referência Técnica da Atenção Primaria à Saúde (APS) da II Ursap, Kleylenda Linhares. O professor, liderança indígena e coordenador regional da CR Nordeste II da FUNAI, Thiago Anacé, enfatizou a importância de um cuidado intensivo para essa população vulnerável.
O Coordenador-Geral de Gestão das Ações de Atenção à Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Fernando, ressaltou a necessidade de respeitar as formas de organização própria dos povos indígenas, conforme estabelecido na Constituição, destacando que os povos indígenas são cidadãos.
Além dos representantes mencionados, estiveram presentes no evento outros profissionais de saúde, lideranças do povo Warao e autoridades locais, demonstrando um esforço conjunto para enfrentar os desafios enfrentados por essa comunidade migrante.