Os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, fazem parte da Rede de Atenção à Saúde Mental no SUS e têm um papel inestimável no cuidado de pessoas com problemas psiquiátricos. Até mais ou menos a década de 1980, elas eram internadas compulsoriamente nos manicômios sob condições desumanas e tratamentos invasivos.
Depois da reforma psiquiátrica no Brasil, foi criado o RAPS, a Rede de Serviços de Saúde Mental, e o CAPS é um dos serviços oferecidos por essa rede. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial do álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar pessoas em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.
Mas como conseguir o atendimento? O atendimento nos CAPS ocorre por demanda espontânea. Com o comparecimento do usuário direto nos centros, ou via encaminhamento por outros dispositivos da rede de saúde ou da saúde intersetorial (Assistência social, educação e justiça). A documentação necessária é o documento oficial de identificação com foto, cartão nacional do SUS e comprovante de residência. A recomendação não é obrigatória.
Vale ressaltar que para pessoas em situação de rua, esses documentos não são exigidos. Os CAPS são primordiais para o funcionamento humanizado da Rede de Atenção à Saúde Mental no SUS. E aí, você conhecia o CAPS?
E se você quiser rever essa informação e várias outras é só acompanhar o Portal TCM Notícia ou o Instagram @saudeebemestar_tcm10.