O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (9) o resultado e a ordem de classificação dos candidatos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024. A pré-seleção está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, o programa introduziu pela primeira vez a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Conforme o Edital nº 26/2024, os candidatos devem complementar a inscrição entre os dias 10 e 12 de setembro pelo Portal Único. Após essa etapa, será necessário validar as informações declaradas diretamente na instituição de ensino superior para a qual foram pré-selecionados, dentro do prazo de até cinco dias úteis.
Os candidatos não selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera, com convocações previstas entre 16 de setembro e 29 de outubro. A complementação da inscrição para os que estão na lista de espera deverá ser realizada em até três dias úteis após a convocação.
Além disso, o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, visa fortalecer o papel social do programa ao atender estudantes de baixa renda, oferecendo melhores condições de financiamento. O Fies, criado pela Lei nº 10.260 de 2001, financia estudantes de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), desde que atendam aos critérios de participação no Enem e renda familiar.