Nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), a presença feminina na arbitragem tem sido marcante. Recentemente, a Federação Norte-rio-grandense de Futsal (FNFS) realizou a formatura de cinco árbitras em um curso de formação. A turma foi composta 21 alunos, a maioria, homens.
A diferença no quantitativo demonstra o desafio que as mulheres ainda enfrentam. Porém, aos poucos, elas estão quebrando barreiras dentro e fora das quadras, em especial, na arbitragem.
Raíssa Rodrigues é uma das novas árbitras mossoroenses presentes na disputa dos Jerns. Para ela, que sempre viveu os jogos como atleta, a oportunidade atuar no ‘apito’ tem sido uma grata experiência.
“Está sendo um marco. Participei vários anos como atleta e hoje retorno como árbitra. Para mim, os Jerns sempre foram importantes, e hoje, como árbitra, está sendo uma experiência incrível”, destacou.
Além dela, Angelina Fernandes também faz parte do novo quadro da arbitragem estadual. Estar presente nos jogos, é só o primeiro passo em sua carreira.
“Tem sido um desafio muito grande. Espero seguir adiante e me tornar um árbitra também no futebol de campo”, afirmou.
Além de Raíssa e Angelina, a arbitragem mossoroense também ganhou o reforço de Daniela Sousa e Marina Leticia. As quatro se juntam à Arkêmia Élida, de Serra do Mel, como parte do novo quadro estadual.
Você precisa fazer login para comentar.