Evento tradicional do calendário cultural de Mossoró, o Auto da Liberdade está em fase de preparação. Na Estação das Artes Eliseu Ventania, a estrutura do palco está sendo montada para receber os artistas que irão fazer encenar o espetáculo, que resgata quatro importantes atos históricos de Mossoró: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino.
Neste ano, a organização está prometendo uma estrutura diferente para acomodar o público e melhorar a visualização do palco.
“Estamos com uma roupagem diferente do que já vimos nos últimos anos. O palco será mais baixo, em formato de uma arena. A expectativa é de um público muito grande”, afirmou Katharina Gurgel, que integra o Departamento de Gestão Cultural de Mossoró.
Nesta edição, o Auto da Liberdade comemora 25 anos de história e terá como tema: “Se o Sol é o astro-rei, Mossoró é o lugar que ele escolheu para reinar”. Segundo Katharina, o público que se deslocar até a Estação das Artes poderá esperar um grande espetáculo.
“O Auto da Liberdade surgiu da ideia original de Isaura Rosado e o texto de Crispiniano Neto. Neste ano, o espetáculo terá a adaptação de Natália Negreiros com várias novidades e músicas emocionantes. É tudo novo, mas com a mesma sinopse”, concluiu.
Os ensaios estão sendo realizados na Escola de Artes e reúnem cerca de 120 participantes. A estreia do Auto da Liberdade 2024 acontecerá na próxima sexta-feira (27). As apresentações serão realizadas até o dia 29, sempre às 20h, na Estação das Artes. No dia 30, os atores do espetáculo irão participar do encerramento das festividades, no tradicional Cortejo da Liberdade.
Você precisa fazer login para comentar.