Nesse domingo (03), o Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, em Mossoró, foi o palco do Campeonato Norte-Nordeste de Jiu-Jitsu. O evento reuniu cerca de 600 atletas, divididos entre várias categorias. A criançada compareceu em peso e mostrou que o esporte é feito para todas as idades.
A pequena Manoela, de apenas 3 anos, é exemplo disso. O pai, João Batista, conta que a filha chegou a praticar o balé, mas não se interessou pela dança.
“Primeiro a gente tentou balé, ela não gostou muito, era uma vez na semana. Aí a gente colocou no jiu-jitsu, ela se adaptou, gostou e está lá até hoje”, relatou.
Há três meses treinando o jiu-jitsu, Manoela competiu na categoria Kids. Apesar do resultado não ter sido a vitória, a participação na competição já deixou o pai orgulhoso.
“Eu achei que ela nem iria lutar. Mas foi valente e me surpreendeu bastante”, destacou.
O jiu-jitsu é uma atividade física que pode ser importante para as crianças por diversos motivos, como o desenvolvimento de habilidades sociais, autoestima, confiança e disciplina, além de ajudar na defesa pessoal. Para a família, o esporte foi transformador.
“O esporte foi fundamental para ela enturmar. Ela é muito calada. Decidimos buscar o jiu-jitsu como forma de fazer amizade, brincar e também participar de um esporte, buscar saúde e sair da tela de celular. Fiquei nervoso na torcida, mas estou muito orgulhoso”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.