O Rio Grande do Norte foi destacado com o primeiro lugar no Prêmio Senatran 2024, na categoria de Gestão de Segurança no Trânsito, Grupo I, que avalia a eficácia dos estados e municípios na redução de mortes no trânsito. O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Victor Hugo Fernandes, recebeu a premiação em cerimônia realizada na última terça-feira (5), em Brasília. A conquista do RN se deu com base nos dados fornecidos pelo Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que indicam uma queda de 10,5% nas mortes no trânsito entre 2021 e 2022. Em números absolutos, o estado reduziu os óbitos de 438 para 392, alcançando o primeiro lugar nacional.
O diretor do Detran/RN, Victor Hugo Fernandes, atribuiu o reconhecimento ao trabalho conjunto dos órgãos públicos na conscientização e educação dos motoristas, ações preventivas, fiscalização e melhorias na infraestrutura viária. “Essa conquista reflete nossos esforços contínuos na preservação da vida e na segurança de todos que transitam pelo estado. Ainda temos desafios, mas estamos avançando no caminho certo,” afirmou Fernandes.
O Prêmio Senatran, promovido pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria Nacional de Trânsito, é uma iniciativa que visa estimular boas práticas e reconhecer projetos que contribuem para a segurança nas vias brasileiras. Além da Gestão de Segurança no Trânsito, a premiação abrange categorias como Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito e Atendimento às Vítimas, com o objetivo de inspirar políticas públicas que incentivem a segurança viária em todo o país.