Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que faltaram a um ou ambos os dias de provas por razões logísticas ou problemas de saúde previstos no edital podem solicitar a reaplicação das provas entre os dias 11 e 15 de novembro, até as 23h59. As novas provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro, e o pedido deve ser feito exclusivamente pela página do participante do Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que o envio do pedido e da documentação não garante a reaplicação, sendo necessária a aprovação pela entidade. Em caso de problemas de saúde, é preciso anexar um atestado médico que indique o Código Internacional de Doenças (CID 10) referente a condições como dengue, covid-19, entre outras.
Critérios para Reaplicação Além de motivos de saúde, os pedidos de reaplicação podem ser justificados por problemas logísticos como:
- Desastres naturais;
- Falhas na infraestrutura do local de prova;
- Falta de energia que comprometa a visibilidade;
- Erros de execução de procedimentos que prejudiquem o candidato.
Essas situações serão analisadas individualmente com base em registros locais, como notificações de defesa civil.
Participantes que faltaram ao exame por razões não previstas no edital, como indisposição ou ausência não justificada, não têm direito à reaplicação e serão considerados ausentes, não sendo possível utilizar as notas para fins classificatórios.
A reaplicação terá o mesmo formato do exame regular, com 180 questões e uma redação de tema distinto. A aplicação ocorrerá em dois dias consecutivos, 10 e 11 de dezembro, e os resultados serão divulgados junto com os da aplicação regular, em 13 de janeiro de 2025.
Os participantes terão acesso à confirmação da solicitação e local da prova na página do participante.