O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (25) as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2024. Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de novembro exclusivamente pelo sistema Fies Seleção, disponível no Portal Acesso Único do MEC.
Conforme o Edital nº 32/2024, o resultado da pré-seleção será divulgado em 4 de dezembro, com chamada única e lista de espera. As vagas remanescentes são destinadas a estudantes já matriculados no curso, turno e local para os quais se inscreveram e que estejam cursando o semestre ou tenham concluído ao menos 75% das disciplinas do período anterior.
Estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na ocupação das vagas. Esses candidatos poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais das instituições, e a identificação será feita automaticamente pelo sistema, com base nos dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em 2024, o programa Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, reforça o papel transformador do Fies ao priorizar estudantes de baixa renda, ampliando as condições de acesso ao ensino superior privado.
Criado em 2001 pela Lei nº 10.260, o Fies concede financiamento a estudantes de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para se inscrever, é necessário ter participado do Enem a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação, além de possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
Mais informações estão disponíveis no Portal Acesso Único do MEC.