O Hemocentro de Mossoró intensificou sua campanha de doação de sangue neste verão, período em que os estoques costumam ficar mais críticos devido às festividades de fim de ano e às férias. A campanha tem como foco atrair novos doadores e garantir que doadores regulares retornem para manter o abastecimento.
De acordo com a assistente social Rozenilda Oliveira, o estoque atual está equilibrado, mas há sempre a necessidade de reforçar tipos específicos, como o O negativo. “Esse tipo sanguíneo nunca está totalmente confortável, porque é universal e usado em emergências”, explica Rozenilda. Ela também destaca a importância do tipo O positivo, o mais comum, que por isso mesmo é o que mais sai do estoque.
O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados até as 17h. No dia 31, o atendimento será até o meio-dia.
Critérios para doação de sangue:
Para ser um doador, é necessário atender a requisitos básicos, como:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento com foto;
- Estar bem alimentado, hidratado e ter dormido adequadamente na noite anterior;
- Evitar consumo de álcool 12 horas antes;
- Não estar gripado ou em uso de medicamentos que afetem a doação.
Além disso, pessoas com tatuagens ou piercings recentes devem aguardar 12 meses, e quem realizou endoscopia ou colonoscopia deve esperar seis meses antes de doar.
Cada doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue é fracionado em hemocomponentes, como hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crio precipitado.
Rozenilda faz um apelo: “Quem deseja doar e nunca teve oportunidade, agora é o momento. Uma bolsa de sangue salva vidas, pois não existe substituto para ela em diversas situações de saúde.”