Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte RN), membros da comissão de negociação e representantes do Governo do Estado se reuniram nesta segunda-feira (24), em uma audiência para discutir o reajuste do piso do magistério. O encontro foi realizado na sede da Governadoria, em Natal, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT).
Durante a reunião, a comissão de negociação propôs uma inversão na distribuição dos percentuais de pagamento do reajuste, ficando o mês de março com um valor maior. A proposta inicial do Estado era dividir o percentual em duas partes: 2% em março de 2025 e 4,27% em dezembro de 2025.
Diante da sugestão, segundo o sindicato, a governadora determinou que a Secretaria da Fazenda elaborasse uma proposta que contemplasse as reivindicações da categoria e, ao mesmo tempo, minimizasse os questionamentos do Ministério Público. Segundo a avaliação dos dirigentes sindicais e educadores da base presentes, a reunião representou um avanço nas negociações.
“Apesar de manifestar preocupação com ações do Ministério Público relacionadas à situação fiscal do Estado, a governadora garantiu que pagará o reajuste do piso salarial na carreira, respeitando o direito à paridade”, afirmou a nota do Sinte RN.
Na próxima quarta-feira (26), às 8h, os representantes do sindicato deverão se reunir com os professores em assembleia na Regional Mossoró para discutir a pauta salarial.