Resultados preliminares da pesquisa sobre o impacto socioeconômico do Mossoró Cidade Junina 2022 revelou uma estimativa de que só no Pingo da Mei Dia foram gerados 5 mil empregos diretos e cerca de 10 mil empregos indiretos.
A pesquisa que é realizada pelo Departamento de Economia da UERN em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró/RN. A proposta é identificar os retornos dos gastos públicos com o evento para a economia da cidade, avaliando quais os setores mais beneficiados e quais aspectos econômicos podem ser melhorados.
De acordo com Stênio Max, presidente da CDL Mossoró, o estudo revela que o investimento realizado pela prefeitura retorna para o município. “O comércio ele aquece de várias formas. No Pingo, por exemplo, tivemos uma imensa quantidade de turistas que vieram aqui, consumiram, lotaram os hotéis, pegaram aplicativos de transporte, consumiram bebidas e comidas no evento, no outro dia ainda foram em restaurantes, que por sua vez teve que contratar mais gente, que comprou mais no supermercado, então a economia vai girando e de acordo com esse fluxo que vamos entendendo da economia local”, destaca.
O estudo que está sendo realizado em três momentos, antes, durante e após a realização do evento, já aponta impactos positivos. E o comércio já comemora a melhoria nas vendas. “Graças a Deus estamos vendendo bem. Com esse Mossoró Cidade Junina 2022 o montante de gente tem aumentado bastante no centro da cidade. A gente também está muito confiante, esse ano a expectativa das vendas superarem todos os anos e eu estou muito animado”, comemora o comerciante Lindonjohnson Mendes.