Natural de Upanema, a 55 quilômetros de Mossoró, Milton Marques de Medeiros nasceu no dia 9 de julho de 1940. Filho do tabelião Francisco Marques de Medeiros e da dona de casa Luiza Freire de Medeiros.
Milton era o filho mais novo entre os três filhos do casal. Durante a infância, morou na Rua Getúlio Vargas, na região central de Upanema, mas sempre esteve presente na Comunidade do Poré, na zona rural do município, local de origem de sua família. Foi de lá que surgiu o apelido de “Menino do Poré”, que carregou por toda a vida.
Órfão de pai aos quatro anos de idade, passou a morar apenas com sua mãe, “Dona Lelé”, até se mudar para a casa de familiares em Mossoró, com o objetivo de estudar.

Em Mossoró, Milton estudou em escolas públicas e no Colégio Diocesano Santa Luzia. Aos 22 anos, transferiu-se para a cidade de João Pessoa-PB, onde concluiu o “Científico” e foi aprovado no vestibular para o curso de Medicina, um sonho que ele nutria desde a infância.
De João Pessoa, seguiu para São Paulo-SP. Lá, o então Dr. Milton Marques de Medeiros especializou-se em Psiquiatria na USP, área com a qual sempre se identificou. Atuou como médico psiquiatra durante 35 anos e fundou a Casa de Saúde São Camilo de Léllis, hospital psiquiátrico considerado referência em Saúde Mental em Mossoró e em todo o Rio Grande do Norte.
Além da atuação como médico, também exerceu o ofício de professor nas áreas de Medicina e Direito, curso pelo qual também se graduou. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), chefiou a Faculdade de Direito e foi reitor da universidade por dois mandatos, entre os anos de 2005 e 2013.

Antes disso, Dr. Milton também exerceu cargos públicos e iniciou sua trajetória na Comunicação, sendo um dos sócios-fundadores da Rádio Princesa do Vale, de Assú, e um dos acionistas da Rede Tropical de Comunicação.
Em 2002, ao lado da esposa, Zilene Medeiros, fundou a TV Cabo Mossoró, hoje Grupo TCM de Comunicação, formado por provedor de Internet e TV por assinatura, canal próprio (TCM 10 HD), Rede TCM de Rádios (Rádio 95 FM, Rádio Princesa 90 FM e Rádio Vale do Apodi 98 FM) e produtora audiovisual (CTP). Na TV, como apresentador, Milton conduziu durante anos o programa de Mossoró de Todos os Tempos.

Como empresário, também atuou nos setores de avicultura e salinas. Atualmente, a Salineira São Camilo integra a lista de empreendimentos do Grupo.
Nesta quarta-feira (9), Dr. Milton Marques de Medeiros completaria 85 anos de vida. Apesar de sua partida, ocorrida no dia 22 de abril de 2017, aos 77 anos, seu legado nunca foi esquecido.

O Menino do Poré se foi, mas deixou eternizada sua trajetória, principalmente, através do Grupo TCM, que continua a preservar e honrar seu compromisso de servir à população de Mossoró e do Rio Grande do Norte.
“Meu pai foi um homem que admirava e respeitava as pessoas, com espírito irrequieto, estava sempre inovando. Foi pioneiro em atividades diversas. Estamos hoje dando continuidade ao seu legado de amor, dedicação e servir, sendo motivo de muita realização para mim e todos da nossa família”, afirmou Stella Maris, filha e CEO do Grupo TCM.

Você precisa fazer login para comentar.