Poço Feio fica localizado às margens do rio Apodi-Mossoró, na zona rural de Governador Dix-Sept Rosado/RN. Apesar de pertencer a uma propriedade privada, o local não é cercado e é livre para visitação. Uma ótima opção para quem deseja conhecer as belezas naturais da região. Poço Feio tem água doce e cristalina, um local cheio de beleza e uma história misteriosa que desperta a curiosidade dos visitantes. Você conhece a lenda do Baú da Moça? Saiba mais no final da matéria.
Segundo Rodrigo Guimarães, professor de Gestão Ambiental e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, Poço Feio tem uma ressurgência de água vinda da Chapada do Apodi. Repleta de formações rochosas, é também uma importante obra da natureza que privilegiou a comunidade rural do Bonito, distante cerca de quatro quilômetros da cidade.
Um dos donos do terreno onde o local é situado, Francisco das Chagas, diz que não existe hoje um planejamento para fazer obras e tornar o lugar rentável e não há também intenção restringir o acesso.
Ainda segundo Francisco, já faz muito tempo que o espaço é aberto para os visitantes e a família nunca foi procurada por órgãos ambientais ou pelo governo para falar sobre a preservação do lugar. O que para ele é uma preocupação, pois muitas vezes, os próprios visitantes provocam danos ambientais na área, deixando lixo ou acendendo fogueiras, por exemplo.
A falta de infraestrutura e fiscalização traz preocupação quanto a preservação ambiental do local. Porém, com responsabilidade, os turistas podem visitar o espaço que é rota indispensável para os amantes da natureza e conta com ambiente agradável, que fica ainda mais bonito em períodos de chuvas.
O Baú da Moça
Como toda lenda, a versão pode ter detalhes diferentes dependendo do lugar ou até mesmo da idade e geração de quem conta.
Existe na parte externa de Poço Feio uma formação calcária que lembrar o formato de um baú. Conta a lenda que uma linda mulher estaria presa nesse baú, que se abre quando é noite de lua cheia. A moça aproveita o luar para se banhar nas águas do Poço. Homens que passam pelo local ficam encantados com o canto da mulher, são atraídos para o interior da caverna e acabam se afogando nos túneis do local.
A história é famosa na cidade e já serviu inclusive de inspiração para uma peça de teatro. Apresentado pela Companhia Escarcéu de Teatro, o espetáculo ’A Lenda do Poço Feio’ ficou em cartaz entre abril de 2001 e novembro de 2007. Atualmente, apesar de ser uma lenda, muitos moradores do município não têm coragem de passar no local nas noites de lua cheia.
Você precisa fazer login para comentar.