O Instituto Fecomércio RN (IFC) apresentou, nesta sexta-feira (01), os levantamentos sobre os impactos econômicos do Mossoró Cidade Junina e do São João do Assú, realizados no mês de junho.
De acordo com os dados, o MCJ movimentou mais de R$ 366 milhões em 2025 durante quase 30 dias de evento. Entre os destaques do estudo está a maior participação de mossoroenses desde o início da série histórica – 55,7% dos entrevistados – além do crescimento do número de visitantes vindos de Fortaleza, que quase dobrou. Estimativas do Município indicam que mais de 1,5 milhão de pessoas participaram da festa.
A pesquisa também apontou que mais de 94% dos entrevistados pretendem retornar em 2026, demonstrando alto grau de satisfação com aspectos como a divulgação, o espaço físico e a estrutura do evento. Nesse contexto, a nota média atribuída à festa foi de 9,51.

O Instituto Fecomércio RN também apresentou a percepção dos empresários com relação ao evento. Entre os empreendedores, 73% consideraram o movimento muito bom ou bom durante o MCJ 2025. Além disso, o investimento médio dos negócios aumentou mais de 11%, chegando a R$ 13.252,50.
Outro dado relevante mostra que cada Microempreendedor Individual (MEI) teve um faturamento líquido próximo de R$ 30 mil durante o evento, e o número médio de clientes atendidos por dia subiu para 106,8 — um aumento de 53,9% em relação ao ano anterior.
“A partir dos investimentos e do trabalho dos últimos quatro anos , o Mossoró Cidade Junina hoje está consolidado como terceiro maior São João do Brasil, ao lado de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). Os números apresentados pela Fecomércio têm comprovado ano após ano, a grandiosidade desse evento. São dados que dão notoriedade a todo o trabalho desempenhado pelas nossas equipes nos últimos anos e que nos ajudam a compreender, de fato, o impacto real do São João de Mossoró”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra.
SÃO JOÃO DO ASSÚ 2025
Conhecido como o mais antigo do mundo, o São João do Assú movimentou R$ 79,5 milhões em 2025 e reuniu, em junho, cerca de 350 mil pessoas, conforme dados da Prefeitura.
Segundo o levantamento, 72,8 % dos empresários perceberam efeito positivo do São João em seus negócios, refletido num aumento de 8,9 % no investimento médio geral em relação a 2024, que atingiu R$ 14,2 mil.
A pesquisa também indicou que 61% do público era composto por visitantes e turistas, enquanto 39% eram moradores locais. Entre os itens mais bem avaliados pelos entrevistados estão a segurança, os locais de alimentação, as atrações musicais e a limpeza urbana. Mais de 95,5% dos participantes afirmaram que pretendem retornar em 2026, demonstrando alto nível de satisfação com a festa.

“Os dados mostram que, mesmo com o crescimento de outros eventos juninos no Rio Grande do Norte, Assú mantém resultados positivos e sólidos. Isso comprova como nossa tradição movimenta o comércio, fortalece os pequenos negócios, aquece o setor de serviços e gera renda para nossa gente”, afirmou o prefeito Lula Soares.
A íntegra dos relatórios está disponível em: fecomerciorn.com.br/pesquisas.
Você precisa fazer login para comentar.