Com informações do Detran/RN
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) iniciou nessa segunda-feira (04) o serviço itinerante de aplicação do exame prático de direção veicular nas cidades do interior do Estado. A ação começa por Mossoró com aplicação de quatro dias de testes, até a quinta-feira (07), e segue por mais 26 municípios do interior do Estado.
O cronograma contempla as cidades de Assú (08/08); Canguaretama e Goianinha (11/08); Passa e Fica e Goianinha (12/08); Nova Cruz e Santo Antônio (13/08); Lajes e São Paulo do Potengi (14/08); João Câmara (15/08); Umarizal, Patu e Alexandria (18/08); Pau dos Ferros (19/08); São Miguel (20/08); Apodi (21/08); Caraúbas (22/08); Santa Cruz (25/08); Caicó, Jucurutu e Cruzeta (26/08); Lagoa Nova e Cerro Corá (27/08); Acari e Currais Novos (28/08); e Jardim do Seridó e Parelhas (29/08).
O serviço itinerante de aplicação do exame prático de direção tem como objetivo levar a equipe de examinadores e os veículos para os municípios do interior que não dispõem desse serviço. O plano é atender à demanda pelo exame prático gerada pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) dessas localidades, permitindo que os usuários realizem o teste sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades.
Os examinadores avaliam se os candidatos à habilitação estão aptos a conduzir o veículo de forma segura, sem oferecer riscos aos demais motoristas, passageiros e pedestres. Durante o exame, as faltas cometidas são registradas no momento em que ocorrem. O critério de avaliação é a pontuação negativa por falta, sendo que o candidato que cometer uma falta eliminatória ou tiver a soma dos pontos negativos superior a três será reprovado.
O Detran/RN orienta que os candidatos saiam dos CFCs com total capacidade de conduzir o veículo de maneira segura e responsável, com pleno conhecimento dos procedimentos e exigências da legislação. Assim, o candidato aumenta suas chances de aprovação e evita a necessidade de repetir o exame por ser considerado inapto.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com mais de 1.046.224 condutores registrados e uma frota de 1.661.663 veículos.