Os trabalhadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase/RN) vão paralisar as atividades nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em todas as unidades do estado.
Em Mossoró, servidores se reunirão nesta quarta-feira (13), às 8h, em frente ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), no bairro Dom Jaime Câmara. Já na quinta-feira, está prevista uma nova mobilização na Praça Rodolfo Fernandes, no Centro. No dia 15, a categoria realiza uma assembleia em frente à Governadoria, em Natal, para deliberar sobre o indicativo de greve.
A mobilização ocorre em todo o estado e reúne servidores de diversas categorias da instituição, que denunciam a sobrecarga de trabalho e as condições precárias das unidades.
Além de melhorias na estrutura das unidades, os trabalhadores reivindicam: auxílio-fardamento, auxílio-alimentação, jornada de 6 horas corridas, combate ao assédio moral, criação de escala rotativa e adicional de periculosidade para várias funções.
No início de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu 14 recomendações, sendo sete à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN) e sete ao Governo do Estado, afirmando que inspeções revelaram a precariedade das instalações físicas, elétricas e hidrossanitárias das unidades que acolhem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Leia mais: Ministério Público cobra melhorias em unidades socioeducativas de Natal, Mossoró e do Seridó
Por meio de nota, a Fundase informou que está elaborando o orçamento de um plano de manutenção predial que vai contemplar as dez unidades socioeducativas. A nota ainda diz que os serviços planejados incluem revisão de coberturas danificadas, além dos sistemas elétricos, hidrossanitários e de combate a incêndio; e recuperação de paredes e revestimentos, inclusive pinturas dos ambientes.