Com informações da Prefeitura de Mossoró
A Prefeitura de Mossoró iniciou uma formação com professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, voltada ao projeto de Musicalização Infantil – A Trilha dos Sons: Ouvir, Sentir e Criar.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e deverá ser expandido para todas as Unidades de Educação Infantil. Inicialmente, estão sendo contemplados dois polos que atendem oito unidades, com a participação de todos os professores, desde as turmas do berçário, com crianças de 0 a 1 ano e 11 meses, até o Infantil II, com crianças de 5 anos.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, o projeto de Musicalização Infantil tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nas crianças. “Esse projeto visa também trabalhar aspectos comportamentais e o desenvolvimento social, promovendo a interação entre os colegas. A musicalização tem um papel fundamental no desenvolvimento das nossas crianças, por isso está sendo implantada nas UEIs. A música funciona como instrumento de transformação das práticas educativas em sala de aula. Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de interagir com os instrumentos, com a música e entre si”, destacou Leonardo.

A supervisora técnica-pedagógica da SME Marcia Núbia da Silva Oliveira destaca a importância do projeto de musicalização como ação de valorização da escuta no processo ensino-aprendizagem. “A proposta do projeto de Musicalização na Educação Infantil – A trilha dos sons: ouvir, sentir, criar não é apenas mais uma atividade, e sim um reforço pedagógico e formativo. Um a mais que valoriza a escuta, a sensibilidade, a expressão e a convivência e se articula com os projetos das turmas, com os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de ampliar as possibilidades de leitura, escrita, movimento, linguagem, pertencimento e identidade, contribuindo para que possamos ver e ouvir as crianças com mais atenção, abrindo caminhos criativos e afetivos para a aprendizagem e o desenvolvimento delas”, detalhou Márcia Núbia.
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