A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer – SEEL/SEL – RN e da Comissão Central Organizadora dos X Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (Juverns), divulga, nesta terça (28), nota de repúdio ao ato de injúria racial praticado contra um atleta durante partida de basquetebol realizada na Regional Mossoró.
Segundo a nota até o momento não foi identificado o possível autor das ofensas e que o caso será investigado. “Tomamos conhecimento do fato através das redes sociais e de forma aprofundada pelas matérias veiculadas na imprensa. Sabe-se que foram proferidos gritos assemelhados a guinchardos de primatas (som de macacos), possivelmente direcionados ao atleta”, destaca.
Em outro trecho a nota diz que a Comissão Central Organizadora repugna atitudes dessa natureza e determina a instauração de Sindicância para apuração pormenorizada dos fatos, conforme define o Art. 12, inciso V do Código Brasileiro de Justiça Desportiva Estudantil – CBJDE. “Injúria Racial não é mal-entendido, é crime!”, conclui.
Leia a nota na íntegra:
O diretor da 12ª DIREC também se manifestou de forma firme e decisiva contra o ato de injúria. “A 12ª DIREC não vai compactuar, não vai aceitar e não admitirá nenhuma forma de racismo, de injúria racial, de preconceito, de homofobia nos espaços escolares”, afirma Jadson Arnaud.
Confira no vídeo a seguir a fala completa do diretor da 12ª DIREC.
Saiba mais sobre o caso aqui.
Você precisa fazer login para comentar.