No último fim de semana, em São Paulo, foram registrados casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas. O Brasil já registrou 43 casos de intoxicação: 39 em São Paulo, sendo 10 confirmados e 29 em investigação; quatro casos seguem sob investigação em Pernambuco. Até o momento, o RN não tem nenhum caso, mas segue em monitoramento pelos órgãos responsáveis.
Com o aumento de casos, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Seccional do Rio Grande do Norte, emitiu uma nota:
“A falsificação e adulteração de bebidas são crimes graves contra o consumidor, que colocam em risco a saúde da população e geram prejuízos diretos aos estabelecimentos sérios e comprometidos com a legalidade. Estes estabelecimentos também são vítimas dos criminosos.
Além disso, o setor de alimentação fora do Lar como um todo sofre com a desconfiança causada por estas ações ilegais. Trata-se de um problema de saúde pública, que exige ação coordenada entre autoridades, setor produtivo e sociedade.
A Abrasel lamenta que, mesmo sendo um problema antigo e conhecido no Brasil, a atuação preventiva das autoridades ainda seja insuficiente. A entidade reforça que ações de fiscalização em fábricas ilegais, como a que foi fechada hoje em São Paulo, são fundamentais para conter esse
tipo de crime.
A fiscalização de distribuidoras e empresas também seria altamente eficaz, pois nenhum dono de bar ou restaurante agiria de má fé sabendo da possibilidade de contaminação e dos riscos envolvidos.
A entidade se solidariza com as famílias de todas as vítimas e espera que os demais afetados encontrem pronta recuperação.
‘Estamos acompanhando atraentemente o caso aqui no Rio Grande do Norte, incentivado para que os associados possam tomar todos os devidos cuidados.’ Thiago Machado, Presidente da Abrasel no RN.
A Abrasel se coloca à disposição das autoridades para contribuir com o esforço de conscientização, de fiscalização e com a punição exemplar dos responsáveis, colaborando na construção de soluções eficazes e responsáveis para proteger a população e fortalecer o setor de alimentação fora do lar.”
Em Mossoró, estabelecimentos dos ramos de bares e alimentícios têm se manifestado nas redes sociais garantindo que os produtos vendidos são adquiridos por meio de fornecedores oficiais.
Diante desta situação, a Abrasel, em conjunto com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), estão realizando treinamentos online, gratuitos e com certificado, com instruções para os empreendedores identificarem bebidas adulteradas.
Nas aulas, os participantes recebem orientações detalhadas sobre como identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos.
O treinamento alerta para os riscos legais e sociais do mercado ilegal, além de ensinar sobre o descarte correto das garrafas vazias.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário, clicando no horário desejado. Os certificados serão enviados para os e-mails cadastrados no ato da inscrição. Confira os horários disponíveis:
- Sexta-feira (03): 10h e 15h
- Segunda-feira (06): 10h e 15h
- Terça-feira (07): 10h e 15h
- Quarta-feira (08): 10h e 15h


















































