O município de Mossoró registrou 28 ocorrências de incêndios florestais nos primeiros oito dias do mês de outubro. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a maioria dos casos ocorreu em terrenos baldios e em áreas próximas às margens das rodovias.
“Os incêndios estão acontecendo em todas as regiões da cidade, principalmente às margens das estradas e em terrenos baldios, onde há maior incidência de lixo, que as pessoas jogam e acabam ateando fogo”, explica a coronel Márcia Martini, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar.
A incidência de incêndios florestais aumenta neste período devido às condições climáticas. As altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os ventos fortes favorecem a propagação do fogo. Como essa situação já é prevista, o CBM designou uma guarnição exclusiva para atuar no combate a esse tipo de ocorrência até o fim do ano.
A maioria dos incêndios é provocada por ação humana, geralmente com a intenção de utilizar o fogo como método de limpeza. A comandante reforça que esse tipo de queimada é crime e deve ser denunciado.
“Jamais utilize o fogo como agente de limpeza. Uma fagulha do fogo que você coloca no seu terreno, ou em algum lixo na beira da estrada, pode causar um grande incêndio. Caso veja alguém ateando fogo, ligue para o 190, pois é crime, e para o 193, para que possamos fazer o atendimento o mais rápido possível”, alerta a coronel Martini.