Acordar cedo e sair para trabalhar. Administrar funcionários. Manter o local organizado. E ter lucro no fim do mês para não fechar as portas. A rotina resumida se aplica a praticamente todos os donos de empresa no Brasil. Não existe receita de sucesso, isso explica a taxa de mortalidade das empresas no país.
De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas, divulgada em 2021, realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade das microempresas individuais (MEI) nos cinco primeiros anos é de 29%. Já neste mesmo período, as microempresas têm taxa de 21,6% e as empresas de pequeno porte 17%.
O desafio de manter uma empresa aberta por anos nos levou a fazer um levantamento com mais de 516 mil empresas na lista de CNPJs do Ministério da Economia. O objetivo era descobrir qual a primeira empresa aberta em cada uma das 167 cidades do Estado – e saber quem ainda sobreviveu até hoje.
A primeira curiosidade é que o CNPJ mais antigo do estado fica em Natal, mas não se trata propriamente de fábrica ou loja. O nascer do sol no Rio Potengi é o cenário ideal para as atividades do Centro Náutico Potengy criado em 30 de maio de 1922. Este é o CNPJ mais antigo do estado.
O clube de remo fica na Rua Chile, nº 38, e é tombado como parte do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Natal por causa da importância histórico-cultural.
A segunda maior cidade do estado, Mossoró, tem o segundo CNPJ mais antigo do estado. Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia foi dirigente da S.A Mineração Rosado. Já adolescente, passou a trabalhar na indústria de extração e comercialização de gesso fundada pelo pai, e daí foi um pulo para abrir a empresa em 02 de agosto de 1939. Dix-Sept Rosado faleceu num trágico acidente de avião quando era governador do Estado.
A S.A Mineração Jerônimo Rosado deu origem a diversas outras empresas no ramo da mineração e outros que dão suporte à atividade – durante os anos foram abertas várias filiais em cidades do Rio Grande do Norte e Ceará.
Outro caso curioso é a da Farmácia Barros que fica na cidade de São Rafael. A farmácia sobreviveu até mesmo a inundação da cidade. Na década de 1980 a cidade foi inundada para a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. E por isso, a sede do município precisou ser transferida para outra parte da região – e lá foi a farmácia que funciona até hoje.
Mas se estas três empresas ainda estão abertas e em atividade, não podemos dizer que a vida deste seleto grupo foi fácil. Das 167 empresas, apenas 26 ainda continuam ativas na Receita Federal. Isso representa 16% desta amostra.
Em Serrinha dos Pintos a ‘Mercearia Queiroz’ de José Raimundo de Queiroz permaneceu aberta por 53 anos. Foi fundada em 29 de abril de 1968, mas teve as atividades encerradas durante a pandemia em abril de 2021. Outro exemplo é a Padaria Potengi que tem o CNPJ mais antigo de São Paulo do Potengi. Ela permaneceu aberta por 54 anos, mas em abril de 2021 encerrou as atividades.
Bom, e que tal conferir qual o primeiro CNPJ de sua cidade? E da cidade vizinha? Basta passar o cursor pelo munícipio do mapa abaixo para descobrir o nome, ou clicar para ter mais informações. A busca pode ser feita também no espaço no topo do mapa.
Você precisa fazer login para comentar.