Com informações do Governo do Estado
A governadora Fátima Bezerra assinou, nessa quinta-feira (9), o decreto que institui o programa “RN+ Exportação”, a nova política estadual de incentivo à exportação. O objetivo é ampliar a participação de empresas potiguares nas atividades de comércio exterior.
“O RN+ Exportação é resultado de ampla discussão da administração estadual, instituições do empresariado e Sebrae, com foco especial no acesso de micro, pequenas e médias empresas ao mercado internacional. O programa atuará para inserir as empresas locais no cenário global e diversificar a pauta exportadora com produtos de maior valor agregado”, afirmou a governadora.

O secretário Estadual da Fazenda (SEFAZ), Carlos Eduardo Xavier, destacou que a iniciativa fortalece a economia do Rio Grande do Norte e ajuda a reduzir os impactos de medidas externas. “Toda crise gera oportunidades. Tomamos medidas conjunturais, como dobrar a compensação dos incentivos do Proedi, e adotamos pautas estruturantes junto ao mercado internacional em parceria com o Sebrae. Nosso objetivo é atender grandes setores como sal e pescado, bem como pequenas empresas e indústrias, aumentando a participação delas no mercado global”, pontuou.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) coordena o programa, que prevê instrumentos para fortalecer o comércio exterior potiguar, como capacitações, treinamentos visando a manutenção de empregos, aumento do número de mercados e de empresas exportadoras, além da ampliação do valor e volume exportado pelo RN. A iniciativa buscará também facilitar o acesso a linhas de crédito, instrumentos de financiamento e seguro de crédito à exportação. Em parceria com o Sebrae, a SEDEC realizará ainda ações de apoio logístico, diagnóstico, feiras e abertura de novos mercados.
Para subsidiar as ações do programa, a SEFAZ e a SEDEC farão a análise das movimentações econômicas das empresas estabelecidas no Estado.

Você precisa fazer login para comentar.