A Nobreza do Amor ainda nem estreou, mas seu processo de produção e gravação já se tornou motivo de orgulho para mossoroenses e potiguares. Além de capturar cenários deslumbrantes do Rio Grande do Norte, a novela contou com a participação do artista Severo Ricardo, natural de Olho D’Água dos Borges e radicado em Mossoró, que chegou a contracenar com o ator Lázaro Ramos durante as gravações realizadas no estado, em dezembro de 2025.
A nova produção da TV Globo teve cenas registradas e na região Oeste do Rio Grande do Norte; Mossoró serviu de apoio logístico durante as gravações que aconteceram no mês passado. Severo integrou a figuração de soldados em sequências filmadas no Parque Nacional da Furna Feia, área de relevância arqueológica localizada na zona rural de Baraúna, que fica a 34km de Mossoró.
Confira: Trailer da nova novela das seis chama atenção por cenas gravadas no Rio Grande do Norte
Segundo Severo, o convite surgiu por meio de um amigo ligado à Companhia de Teatro Pão Doce, que já havia indicado artistas locais para outras produções audiovisuais gravadas no estado, como a novela Velho Chico. A seleção foi conduzida por uma agência terceirizada pela produção, que buscava homens negros com porte físico específico para compor o elenco de apoio.
O contato oficial ocorreu no fim de dezembro. Severo e outro figurante, que estava em Caraúbas, foram chamados para suprir a demanda da equipe. Até a confirmação, não havia informações detalhadas sobre o projeto, elenco principal ou dinâmica das gravações.
As cenas foram realizadas na Furna Feia, área preservada e monitorada por órgãos ambientais. No local, a equipe contou com estrutura de grande porte, incluindo caminhões adaptados como camarins, veículos de apoio médico e presença do Corpo de Bombeiros. As gravações envolveram cenas de prisão e condução de personagens, nas quais Severo interpretou um soldado subordinado ao personagem vivido por Lázaro Ramos.
Durante dois takes, houve contracenação direta com o ator, em sequências que retratam a captura e posterior execução de um dos vilões da trama. De acordo com Severo, os artistas principais chegaram ao set em veículos separados, conforme o protocolo habitual das produções de grande porte.
Embora não atue profissionalmente como ator, Severo tem experiência em espetáculos de teatro musical e já participou de montagens locais. Ele destaca que foi escolhido principalmente pelo biotipo, fator que, segundo a produção, apresentou escassez na região durante o processo de seleção.
Leia também: Duda Santos e Lázaro Ramos gravam cenas de nova novela das seis em Mossoró
As gravações fazem parte da ambientação da novela, que tem como pano de fundo elementos ligados à cultura africana, refletidos no figurino, nos cenários e na narrativa. A produção ainda não divulgou a data de exibição das cenas gravadas no Rio Grande do Norte, no entanto, pelo trailer que vem sendo divulgado durante a programação, é possível visualizar cenários conhecidos pelos potiguares.
Severo Ricardo afirmou que a participação integra agora seu currículo artístico e profissional, marcando sua primeira experiência em uma produção de dramaturgia televisiva nacional. “Sou fã de Lázaro. Li os livros dele e há, também, a questão da representatividade que a novela traz. Ele já ganhou um Emmy por uma produção da qual participou. Sou militante na defesa do povo negro e de tudo o que ele representa no Brasil. Ter meu nome associado a uma novela que tem grande possibilidade de conquistar vários prêmios, a exemplo de outra produção premiada, é uma sensação muito forte de dever cumprido”, explica o artista.

















































